quarta-feira, 29 de abril de 2009



Como tudo Aconteceu…
O meu carro jazia à porta da escola, num desejo ofegante de ver o Tiago aparecer, ao fundo, com aquele sorriso de menino encantador…Mas, naquela tarde de Inverno rigoroso, o sorriso do Tiago não existia e, por engano, em seu lugar estava um traço cinzento que espelhava a cor do céu que nos cobria.
- Mãe, afinal se calhar não vai haver cat’s… não vou ser o Velho Deuterónimo – já não vamos cantar e dançar…… - mãe fala com a Prof Ana Rita, não a deixes desistir…convence-a…-e os olhinhos dele brilhavam numa réstia de esperança infinita, mal abria a porta do carro…
Ainda antes de eu ter acesso à palavra, num ambiente de carro onde respirar se tornava cada vez mais difícil, a voz da Filipa fez-se ouvir:
- Oh, Tiago claro que vai haver Cat’s… não vai mãe????!!!!! Achas que a mãe deixava uma professora desistir de uma coisa tão gira….
Foi neste momento que me senti envolvida num projecto onde mergulhei muito, muito mas mesmo muito fundo….e onde para além da professora Ana Rita, exemplo de cumplicidade, coragem e ousadia, conheci duas fantásticas mães, clones da minha forma de ser e de estar nesta função: a Joana e a Sofia.

Como tudo tem Acontecido...
Simplesmente acontece dia a dia, passo a passo, na busca da concretização de um sonho onde tudo se sente através das vozes, das expressões, do corpo e dos sentidos.
Entre alentos e ilusões, onde lágrimas e sorrisos se “Demoram a SER”, onde depois de uma queda há sempre um recomeço… mora a persistência.
Entre derrotas e pequenas vitórias emerge o dar, o partilhar, o ajudar, o substituir, o aprender e, acima de tudo o nunca, nunca, mas nunca desistir…
Entre telefonemas e e-mail’s, encantos e desencantos, de manhã, de tarde ou à noite, em sonhos ou acordadas simplesmente vai acontecendo tudo.
Entre ensaios e gravações, tecidos e confecções, aulas e testes, toques de campainha e provas de aferição… no meio de judos e ballet’s, explicações e almoços a correr, tudo mas mesmo tudo está a acontecer….
E não podemos esquecer as festas de aniversário que se estão a perder e os programas de televisão que deixaram de aparecer e os jogos de bola na rua que não se estão a ter e a playstation ao pó esquecida está a ser….
Mas, nos recreios, o som da flauta está a aparecer, o corpo das crianças a mexer ao som do cantarolar de bocas irrequietas, saltitando de criança em criança, no ginásio as paredes imbuídas de canto e de dança sentem a alegria de um ensaio ao sábado ou ao final de tarde durante a semana…
Aquilo que vos quero dizer é que, ao som do coração a bater, tudo, tudo, mas mesmo tudo está a acontecer…. ainda Antes de Acontecer.

Sofia Malheiro

Pessoas cheias de um verbo, cada vez mais, em vias de extinção... "DAR"!



Associação Inês Botelho
Associação de Pais da Escola E.B 2/3 Professor António Pereira Coutinho

Escola E.B. 2/3 Prof. António Pereira Coutinho
João Portela - Cobertura fotográfica dos ensaios no ginásio da Escola
Júlio Conrado - Escritor, crítico e jornalista

Oncologia Pediátrica.org
Ricardo Gageiro - Voluntário para fazer a chamada "Direcção de Cena"

"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca." Antoine De Saint Exupery



Esta aventura, começou para mim no dia em que a Ana, depois de chegar a casa arriscou chegar á porta do escritório, e me disse: “Mãe, queria te pedir uma coisa… tu podias ajudar a professora… com o teu trabalho era tão fácil…”.
Não sei se foi o ar dela, se foi o tom de voz, se foi o que disse, sei sim, que senti que deveria parar imediatamente o trabalho que ainda tinha que fazer e dar-lhe atenção…

Deparei-me depois de falar com ela com os meus medos, e com a realidade de que realmente apesar de mãe atenta, presente e participativa, estava completamente a leste deste projecto em que ela estava envolvida.
Rapidamente arranjei o contacto da Professora Ana Rita, falei com ela e agendei um encontro para o dia a seguir…

Desde esse encontro, já vivi tantas emoções…

Muitas das crianças que participam neste projecto, são amigas da Ana, e fazem por esse motivo parte da nossa vida… Vi-as crescer, nos últimos anos, e é com imenso orgulho que olho para todas elas!

São fortes, corajosas, empenhadas, dedicadas…

Meninas e meninos, vocês são grandes, imensos, os meus sinceros parabéns pelo vosso trabalho e empenho!

Eu que até faço o papel da má, muitas vezes, fiquei com os olhos cheios de água quando entrei naquele ginásio, e vós vi e ouvi!!!

A todas as pessoas a quem pedi coisas e ajudas nos últimos dias, o meu muito, muito obrigada…

Fizeram me voltar a acreditar no ser humano, acreditem que estava já algo descrente…

Tenho me deparado com pessoas extraordinárias.

A professora Ana Rita… nem palavras tenho para agradecer tudo o que tem feito, e tanto que tem conseguido ensinar aos pequenos e aos graúdos com este projecto… é a prova que o amor ao que se faz marca realmente a diferença!

As Sofias… minhas companheiras desta aventura… também a elas o meu agradecimento, ficam no meu coração para a vida!

A causa… esta causa é o meu mais profundo medo, e enfrenta-la faz me crescer.

Que este nosso pequeno contributo atenue a dor, o sofrimento… é só quanto desejo!

Realmente a verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca, e estas nossas crianças, entenderam isto mesmo, com a sua inocência e avançaram sem medos nesta aventura que garantidamente vai mudar para melhor todos nós que dela participamos.

Parabéns crianças, ensinaram-me mais no segundo em que entrei naquele ginásio, do que muitos adultos em anos de convivência!

E muito obrigada filha, pela tua chamada de atenção, pela tua tolerância.

Estou realmente muito orgulhosa de ti!

Joana