quarta-feira, 29 de abril de 2009



Como tudo Aconteceu…
O meu carro jazia à porta da escola, num desejo ofegante de ver o Tiago aparecer, ao fundo, com aquele sorriso de menino encantador…Mas, naquela tarde de Inverno rigoroso, o sorriso do Tiago não existia e, por engano, em seu lugar estava um traço cinzento que espelhava a cor do céu que nos cobria.
- Mãe, afinal se calhar não vai haver cat’s… não vou ser o Velho Deuterónimo – já não vamos cantar e dançar…… - mãe fala com a Prof Ana Rita, não a deixes desistir…convence-a…-e os olhinhos dele brilhavam numa réstia de esperança infinita, mal abria a porta do carro…
Ainda antes de eu ter acesso à palavra, num ambiente de carro onde respirar se tornava cada vez mais difícil, a voz da Filipa fez-se ouvir:
- Oh, Tiago claro que vai haver Cat’s… não vai mãe????!!!!! Achas que a mãe deixava uma professora desistir de uma coisa tão gira….
Foi neste momento que me senti envolvida num projecto onde mergulhei muito, muito mas mesmo muito fundo….e onde para além da professora Ana Rita, exemplo de cumplicidade, coragem e ousadia, conheci duas fantásticas mães, clones da minha forma de ser e de estar nesta função: a Joana e a Sofia.

Como tudo tem Acontecido...
Simplesmente acontece dia a dia, passo a passo, na busca da concretização de um sonho onde tudo se sente através das vozes, das expressões, do corpo e dos sentidos.
Entre alentos e ilusões, onde lágrimas e sorrisos se “Demoram a SER”, onde depois de uma queda há sempre um recomeço… mora a persistência.
Entre derrotas e pequenas vitórias emerge o dar, o partilhar, o ajudar, o substituir, o aprender e, acima de tudo o nunca, nunca, mas nunca desistir…
Entre telefonemas e e-mail’s, encantos e desencantos, de manhã, de tarde ou à noite, em sonhos ou acordadas simplesmente vai acontecendo tudo.
Entre ensaios e gravações, tecidos e confecções, aulas e testes, toques de campainha e provas de aferição… no meio de judos e ballet’s, explicações e almoços a correr, tudo mas mesmo tudo está a acontecer….
E não podemos esquecer as festas de aniversário que se estão a perder e os programas de televisão que deixaram de aparecer e os jogos de bola na rua que não se estão a ter e a playstation ao pó esquecida está a ser….
Mas, nos recreios, o som da flauta está a aparecer, o corpo das crianças a mexer ao som do cantarolar de bocas irrequietas, saltitando de criança em criança, no ginásio as paredes imbuídas de canto e de dança sentem a alegria de um ensaio ao sábado ou ao final de tarde durante a semana…
Aquilo que vos quero dizer é que, ao som do coração a bater, tudo, tudo, mas mesmo tudo está a acontecer…. ainda Antes de Acontecer.

Sofia Malheiro

6 comentários:

Anónimo disse...

Bonito. Muito bonito. Emoção em flor...na flor da pele de quem sente as causas idealizadas que só a sonhar realidade se cumprem. Claro que vai haver Cats...só vai DAR Cats!

Anónimo disse...

Bonito. Muito bonito mesmo. Emoções em flor...à flor da pele. As causas que se sentem nossas são aquelas pelas quais nos empenhamos sempre sem barreiras...extasiados por esse sonho que é cumprir-mo-nos pelo sonho...criando momentos felizes para outros...para os meninos do IPO. E vale mesmo a pena sonhar! É claro que vai haver Cats...só vai DAR...Cats!

Alex disse...

Que bela iniciativa!! :)

Tiago Miguel 6ºE disse...

Olá a todos...
Sou o Tiago, mais conhecido por Velho Deuterónimo.... estou muito contente que a minha mãe esteja a fazer parte desta iniciativa que tens fins muito solidários. Queria também agradecer ás outras mães por ajudarem a nossa fantástica professora nisto.
Queria também mandar um beijinho à professora e agradecer a oportunidade que me tem dado e um abraço aos meus colegas todos por serem tão bons amigos.
Um abraço Tiago Miguel 6ºE

Pipa disse...

Estão a fazer um excelente trabalho.
Parabéns!
Continuem
Pipa... (irmã do velho cat)

Suse vinagre disse...

Girissimo adoro um coração com petalas 5ºH