quarta-feira, 29 de abril de 2009

"A verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca." Antoine De Saint Exupery



Esta aventura, começou para mim no dia em que a Ana, depois de chegar a casa arriscou chegar á porta do escritório, e me disse: “Mãe, queria te pedir uma coisa… tu podias ajudar a professora… com o teu trabalho era tão fácil…”.
Não sei se foi o ar dela, se foi o tom de voz, se foi o que disse, sei sim, que senti que deveria parar imediatamente o trabalho que ainda tinha que fazer e dar-lhe atenção…

Deparei-me depois de falar com ela com os meus medos, e com a realidade de que realmente apesar de mãe atenta, presente e participativa, estava completamente a leste deste projecto em que ela estava envolvida.
Rapidamente arranjei o contacto da Professora Ana Rita, falei com ela e agendei um encontro para o dia a seguir…

Desde esse encontro, já vivi tantas emoções…

Muitas das crianças que participam neste projecto, são amigas da Ana, e fazem por esse motivo parte da nossa vida… Vi-as crescer, nos últimos anos, e é com imenso orgulho que olho para todas elas!

São fortes, corajosas, empenhadas, dedicadas…

Meninas e meninos, vocês são grandes, imensos, os meus sinceros parabéns pelo vosso trabalho e empenho!

Eu que até faço o papel da má, muitas vezes, fiquei com os olhos cheios de água quando entrei naquele ginásio, e vós vi e ouvi!!!

A todas as pessoas a quem pedi coisas e ajudas nos últimos dias, o meu muito, muito obrigada…

Fizeram me voltar a acreditar no ser humano, acreditem que estava já algo descrente…

Tenho me deparado com pessoas extraordinárias.

A professora Ana Rita… nem palavras tenho para agradecer tudo o que tem feito, e tanto que tem conseguido ensinar aos pequenos e aos graúdos com este projecto… é a prova que o amor ao que se faz marca realmente a diferença!

As Sofias… minhas companheiras desta aventura… também a elas o meu agradecimento, ficam no meu coração para a vida!

A causa… esta causa é o meu mais profundo medo, e enfrenta-la faz me crescer.

Que este nosso pequeno contributo atenue a dor, o sofrimento… é só quanto desejo!

Realmente a verdadeira solidariedade começa onde não se espera nada em troca, e estas nossas crianças, entenderam isto mesmo, com a sua inocência e avançaram sem medos nesta aventura que garantidamente vai mudar para melhor todos nós que dela participamos.

Parabéns crianças, ensinaram-me mais no segundo em que entrei naquele ginásio, do que muitos adultos em anos de convivência!

E muito obrigada filha, pela tua chamada de atenção, pela tua tolerância.

Estou realmente muito orgulhosa de ti!

Joana

2 comentários:

Amiga da Joana disse...

Joana....
Conheci-te no abraço que demos a esta causa, unidas pelo facto de termosos nossos filhos, como motivo e motor da ajuda que estamos a dar 24h por dia a este sonho da Ana Rita, mas também a nossa forma de "sentir" e de valorizar aquilo que temos dentro de nós: "A capacidade de fazer a demora do SER".
Tenho a certeza que, apartir de agora, nada nem ninguém vai cortar estes laços profundos que nos estão a unir... beijinho muito doce
Sofia Malheiro

SUSE VINAGRE disse...

Eu acho que devemos dar o nosso melhor!!Alem de sujar as calças isto (é a melhor coisa que me aconteceu é a vida real)