segunda-feira, 11 de maio de 2009

Carta aberta - Ana Rita Abraão


Olá a todos…

O meu nome é Ana Rita e sou professora numa das mais fantásticas escolas que alguma vez conheci – a Escola Básica 2,3 Prof. António Pereira Coutinho. É aqui que lecciono a Disciplina de Educação Musical e a Área Curricular Não disciplinar de Área de Projecto. Sendo o tema aglutinador escolhido em Área Projecto o dos “Direitos Humanos”, decidi lançar as meus alunos o desafio de adaptarmos um Musical que tivesse a ver com o tema proposto.

Depois de muito pensar, optei pela adaptação do Cats de Andrew Lloyd Webber. A ideia de ser este o musical pareceu-me fantástica e comecei a sonhar com ela.

Do sonho passei à realidade: desde a adaptação das letras das músicas envolvidas, passando pelo estudo de coreografias, à representação e expressão corporal até à afinação de vozes de 90 crianças, tudo foi crescendo num processo paralelo de orgulho intenso por tudo o que ia acontecendo.

A solidariedade como motivo e motor desta iniciativa aconteceu num dia em que estava a iniciar uma aula de piano. A Inês (filha de uma médica do IPO da ala pediátrica) apareceu-me com um ar tristonho e sem aquele sorriso que lhe é habitual, desabafando: “Professora a minha mãe está muito triste porque hoje mais um menino partiu para o céu depois de ter tentado tudo para o salvar”. Estas palavras proferidas por uma criança tão alegre habitualmente e tão triste naquele dia, ficaram gravadas na minha memória.

Tudo mudou a partir dessa aula…Contactei a mãe da Inês e disse que queria ajudar as crianças do IPO através de um musical que tinha em mente e cujas receitas seriam revertidas para essa Instituição.

Propus a ideia aos meus alunos da Escola Pereira Coutinho que abraçaram de corpo e alma este projecto.

Pensei algumas vezes desistir mas sempre tive o apoio dos meus queridos alunos que tanto adoro, através de provas de carinho e empenho, do seu profissionalismo e da muita força que possuem … Sempre me disseram…”Professora vamos conseguir, os meninos do IPO merecem todo a nosso amor e afecto e nós queremos dedicar-lhes este musical ”.

Quero também transmitir-vos, nesta carta aberta que vos escrevo, que o meu trabalho e dedicação até este momento tem sido alimentado, recompensado e estimulado por serem alunos/crianças tão nobres e com um coração de ouro! É bom pensar que com uns “Homens” de amanhã assim, teremos um mundo muito melhor! Obrigada por serem meus alunos…Obrigada por serem tão humanos… Obrigado a todos por serem como são.

Claro que meninos destes tinham que ter pais que os ensinassem a partilhar, a praticar o bem e a serem generosos para com o próximo. Quero agradecer a todos os Pais, o acreditarem neste Musical a ponto de abdicarem de fins de semana em prol deste Projecto.

Em especial um muito obrigada, um muito sincero obrigada às três grandes “Mães e Amigas” Sofia Malheiro, Joana Facha e Sofia Ribeiro que ficarão para sempre no meu coração. Sem elas este projecto não tinha este sentido.

Nunca irei esquecer as horas ao telefone e as reuniões, todo o apoio que me estão a dar nos mais pequenos detalhes por vezes esquecidos, num horário único de 24h sobre 24horas!

Adoro-vos! O trabalho é muito mas acreditem que irei sentir saudades da nossa azáfama diária (emails, telefonemas, cartas, encontros…). “Um amigo ouve a canção que está no meu coração e canta-a para mim, quando a memória me falha”.

Uma palavra de gratidão à colega de EVT e amiga Elisa Afonso que me apoiou incondicionalmente neste projecto desde o início e me disse no primeiro ensaio… “vai correr tudo bem, vamos conseguir!”. Obrigada Elisa!!!

Uma palavra final à Isabel Botelho presidente da Associação Inês Botelho, nome da sua estrelinha brilhante que iluminará todas as crianças que neste momento passam pelo IPO dando-lhes muita coragem e força para continuarem a lutar!

Ana Rita Abraão

12 comentários:

Andrea disse...

Parabéns pela iniciativa. Se não morasse tão longe ia de certeza ver o vosso espectáculo. Quem sabe não fazem uma digressão pelo país...

Beijinhos a todos e força

Anónimo disse...

Minha querida,
todos nós, envolvidos neste projecto estamos a aprender tanto que nem palavras existem para o quantificar.

Ensinamentos que nos vão acompanhar pela vida.

Como mãe, e como pessoa vou-te ficar eternamente grata, por tudo o que estas a ensinar á minha filha...

Estás a dar-lhe a possibilidade de colocar em practica o que lhe ensinei, e estás a dar-lhe a possibilidade de aprender tanto, mas tanto, e a tantos niveis...

Obrigada pela coragem, pelo empenho, pelo profissionalismo!

Obrigada por teres acreditado quando mais ninguem acreditou!

Obrigada por teres corrido o risco!!!

A coragem não é ausencia de medo, é sim, avançar apesar do medo!!!!

Obrigada Ana Rita!!!

beijos
Joana

Sofia Malheiro disse...

Ana Rita...
Tens sido o exemplo mais nobre do profissionalismo enquanto professora que alguma vez já conheci.
O Tiago tem sido um menino que se enriquece dia a dia desde que te conheceu como professora e, principalmente desde que ousáste ultrapassar as fronteiras dessa função ao dinamizar este musical ...
Quanto a mim, não tenho palavras para te oferecer que espelhem a gratidão de todo o mundo de sensações que me tens proporcionado com a preparação deste espectáculo.
Muito obrigado.
Sofia Malheiro

CATARINA 6ºE disse...

ola stora eu estou a adorar mesmo muitoooooooooooooo ajudar a stora afazer este musical MARAVILHOSO!parabens por tudo!Por ter tido tanta coragem para fazer este musical,por estar fins-de-semana,semanas,ferias, feriados para este musical!!!!!!!E acredite que todos nos nos estamos a entregar com corpo e alma a este espectaculo!E todos nos vamos ter muitaaaaas saudades dos ensaios por vezes duros mas divertidos tambem!OBRIGADA por ter acreditado em todos os seus alunos e em si!ADORO A STORA ANA RITA ABRAÃO!BJS MUITO GRANDES!!!!!!!!!!!

suse 5ºH disse...

A professsora é a melhor ta sempre a mandar calarnos ensaios mas mesmo assim continua a lutar para que esta espetáculo seja o melhor de todos,mesmo que seja feito pelos alunos da Escola Pereira Coutinho vai correr bem.E eu e todos penso eu,tão generosos como eu estou e orgulhosos.
ESPERO QUE SEJA O MELHOR!!!!!!!!!!!
Adorei a sua carta professora.
é a melhor prof de sempre.
Continue a lutar.

Anónimo disse...

Parabéns a todos pela iniciativa!
Vou divulgar e possivelmente irei ver a peça.
m.

Paula Lemos disse...

Olá...
Antes de mais quero dar-lhe os parabéns pela iniciativa, e pelo empelho que tem demonstrado em todo este projecto... já divulguei o vosso espectáculo no meu blog, e sei que vai ser fantástico, e as crianças que participam tem o cats já dentro delas (falo pela que conheço :)), pois canta a toda as horas as musicas...
Força e continue sempre assim...
Bjs Paula Lemos

Anónimo disse...

Estou a adorar fazer este espetáculo a stora Sofia e a melhor do mundo apoia-nos muito e nos a ela este espetáculo é o melhor fez se novos amigos, namorados e melhores amigos e todos temos muito carinho por este projecto!!
Stora nunca desista disto please!!
E nunca se esqueça é a melhor !!!!

A outra Catarina do 6ºE !!!!!!!LOL

Ana Rita disse...

Queridos alunos!
As vossas mensagens têm-me preenchido o coração e a alma! Estão todos de parabéns. Vamos continuar a ensaiar "dia" e "noite" para dedicar este espectáculo aos meninos de IPO.
Vamos conseguir!
Adoro-vos muito
Ana Rita Abraão

paula disse...

COMO MÃE DE UMA MENINA DO IPO PASSEI PARA VOS DEIXAR UM ABRAÇO E AGRADECER...
pARTAM UMA PERNA!!!!
BEIJINHOS DE LUZ
pAULA PADINHA (MÃE DA mARIA)

Margarida disse...

gostaria de saber se precisam de mais uma ajuda...eu chamo-me Margarida e tenho um atelier em Lisboa onde tenho vários cursos para crianças e adultos.Um dos cursos que fazemos é de teatro para crianças durante as férias.Neste curso,para além da professora de teatro,eu faço os cenários e figurinos com os miúdos.Tudo muito amador!!Achei o vosso projecto fabuloso e ofereço a minha ajuda se precisarem de mais "mãos". Tenho 3 filhos e, como dizia outra mãe, o cancro é dos meus maiores terrores.
Parabéns por tudo. Irei enviar este blog a outrs escolas para que sirva de exemplo.
Deixo o meu contacto : artlier@hotmail.com

Carolina5ºH disse...

Stora adorar estar no musical. Foi uma ideia original criada pela melhor professora do mundo.
Obrigado professora por dar-nos a oportunidade de fazermos sorrir a crianças do IPO.


Carolina5ºH